Benefícios dos Frutos Secos

Principais benefícios no consumo de frutos secos

Ajudam a emagrecer

Contêm fibras, proteínas e gorduras boas, que dão mais saciedade.

Melhoram o colesterol

São ricos, sem gorduras insaturadas, que reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom.

Intestino

Melhoram o funcionamento do intestino, por conterem fibras e gorduras boas.

Sistema imunológico

Fortalecem o sistema imunológico, pois são ricos em zinco e selénio.

Previnem doenças

Por serem ricos em nutrientes antioxidantes como selénio, vitamina E e zinco.

Dão mais energia

Porque são ricos em calorias.

Massa muscular

Estimulam a massa muscular, porque contêm proteínas e vitaminas do complexo B.

Anti-flamatórios

As gorduras boas reduzem a inflamação no corpo, diminuindo as dores nas articulações.

Consumo

Podem ser incorporados nos cereais de pequeno-almoço, barras de cereais, saladas, doces e em variados pratos culinários.

Calorias

Uma grama destes frutos tem entre 5,3 e 6,6 calorias, cem gramas tem em média 600 calorias. O ideal é consumir entre seis a dez frutos secos por dia.

Gordura

A gordura dos frutos secos é gordura saudável, imprescindível para a saúde e para o bom funcionamento do corpo humano.

Com as exigências impostas por um quotidiano activo e repleto de tarefas para cumprir, torna-se fundamental repor as energias, de forma a garantir uma vida saudável e equilibrada.

Independentemente da profissão que temos, e das responsabilidades inerentes, é essencial perceber quais os alimentos que podemos comer para ganhar energia e bem-estar ao longo do dia. Saiba que os frutos secos são um excelente aliado na alimentação.

Os frutos secos não possuem colesterol, ajudam na redução do colesterol total e do LDL. Além disso, são ricos em fibras vegetais que beneficiam o trânsito intestinal e ajudam a saciar o apetite. O teor de vitamina E (que tem poder antioxidante) presente nos frutos secos, combate os efeitos nocivos originados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, ajudando na prevenção das doenças cardiovasculares e da aterosclerose.

Também é de destacar que os frutos secos oleaginosos são equilibrados no teor de minerais, sendo constituídos por cálcio, magnésio, potássio e sódio, o que ajuda no desenvolvimento de um esqueleto saudável, bem como no controlo da tensão arterial.

Umas das formas saudáveis de incluir frutos secos na sua alimentação é usá-los para substituir alimentos que contêm gorduras saturadas.

Desde que opte por não exagerar as quantidades, os frutos secos são altamente nutritivos. A densa qualidade de nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais – trazem muitos benefícios para a saúde. Para além do mais, os frutos secos sabem bem, não só quando comidos sozinhos como petisco mas também quando adicionados das mais variadas formas a pratos principais.